terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Ano Novo!


Como todos perceberam, dois mil e treze está quase encerrando sua participação em nossas vidas.
Alguns vão dar graças por estar no fim do suplício, dirão que tudo que deu errado, que perderam o emprego, que o namoro terminou, que foi o ano das doenças, que deu tudo errado e que já está acabando tarde. Outros reagirão com certo saudosismo, dirão que foi o melhor ano de suas vidas, que conseguiram o emprego tão almejado, que encontraram os amores de suas vidas, falarão do nascimento do filho, do aumento que receberam e de todas as coisas que deram certo.
É sempre assim, o que para uns foi horrível para outros pode ter sido o mais belo sonho se tornando realidade.
Mas o que importa é que cada ano é uma nova chance de você fazer as coisas acontecerem como você quer, mas de nada vai adiantar ficar esperando que caiam em suas mãos, nunca vi nada que é bom cair de bandeja no colo das pessoas, e também de nada adianta acreditar que mandingas e simpatias de final de ano terão o poder de mudar sua vida toda em uma noite.(não tenho nada contra quem acredita em simpatias, confesso que inconscientemente até eu acaba fazendo algumas, mas elas não podem mudar da noite pro dia a pessoa que você foi durante uma vida inteira) rsrs

Muitas pessoas aproveitam o final do ano para refletir sobre tudo o que aconteceu ou deixou de acontecer, 
aproveitam para criar metas para o próximo ano e mentalizar tudo o que desejam.
Tenho que confessar que não sou muito diferente dessas pessoas, eu também tenho meus rituais de passagem de ano. rsrs

Mas esse ano algo mudou, já no natal eu senti uma diferença enorme, era como se algo tivesse mudado, não sei se foi só comigo, mas sinceramente refleti bastante sobre tudo o que eu estava sentindo.
Como de costume todo ano procuro (tento) escrever uma pequena mensagem desejando uma boa entrada de ano, e fiquei refletindo sobre vários assuntos e cheguei à seguinte conclusão: Todo ano é sempre a mesma coisa.

A gente espera ansiosamente por um novo ano com as mesmas velhas práticas, as mesmas simpatias e os mesmos desejos de encontrar/ permanecer/ se livrar de um amor, de conseguir ou trocar de emprego, de ter saúde, prosperidade, paz, dinheiro e sem falar daquela famosa lista de conquistas materiais para 2014. 

Ainda temos aquelas "simpatias" que na realidade ninguém acredita, mas todos acabam fazendo. (vai que nesse ano dá certo) rsrs
Quem realmente acha que comer ou deixar de comer algo pode definir a sorte que você terá no próximo ano?
Comer romã, uva, porco, peixe, lentilha, vestir verde/amarelo/branco/azul/vermelho, ter uma nota de dólar/euro/ folha de louro na carteira/ pular sete ondinhas... Nada disso tem sentido ou valerá a pena se não olhar para si.

O que definirá como será o ano de 2014 serão suas atitudes, se você quer uma mudança terá que lutar por ela, de nada vai adiantar comer qualquer esquisitice que lhe falem ser um atrativo de sorte/dinheiro/amor...
A menos que a mudança que você deseja seja uma mudança de culinária, só servirá caso esteja buscando mudar o cardápio. rsrsrs

Mas, se você está buscando mudanças mais radicais, terá que começar se perguntando...
Quem é você? Quais as suas atitudes? Quais suas qualidades? Quais os seus defeitos? Que diferença você faz na vida dos que o cercam? O que você faz para ser uma pessoa melhor? Que diferença você faz na vida de um desconhecido? Que pessoa você é ou busca ser? Quais seus valores, seus princípios, sua ética? 

Tem outra coisa que eu acho incrível, no final do ano todo mundo vira ultra mega religioso, mas...
De que adianta ir à igreja e se dizer cristão se não aplica na vida e no dia-a-dia o que repete ajoelhado (a). De que adianta se orgulhar de ser católico, evangélico ou protestante (pasme existe diferença), viver recitando/ postando versículos, salmo e passagens bíblicas se vive criticando e maldizendo os outros com os quais convive? O que antes não valia nada hoje é seu tesouro?

Deus não resolve problema de CARÁTER, pois este é um problema todo SEU.
Depois ficam por aí reclamando que Deus não escuta os pedidos, que não olha por você, mas você só lembra dele quando está passando por dificuldades, nunca agradece, só sabe pedir e quando não recebe fica irritada (o) querendo por em dúvida sua existência. Comece a rever suas atitudes e verá que a mudança tem que vir de você.

Falar da vida das pessoas não te faz, nem nunca te fará uma pessoa melhor. Seus comentários não farão nenhuma diferença a não ser que lhe peçam opinião. Que exemplo de acerto ou conduta tem ou pratica em sua vida que lhe dão o direito apontar o que é certo ou errado (ou o que você acredita ser) no outro? 

Se respeite, pois quem não respeita a si, não respeita nada nem ninguém, não é pecado tão pouco soberba valorizar-se, mas não se esqueça que não és mais ou menos importante que seu semelhante.
Pare de acreditar que honestidade só se refere a dinheiro. Seja honesto com o que pensa, acredita e principalmente nas suas atitudes, pois de que adianta falar de ética (moral e princípios) se não sabes a diferença entre eles? 

Busque o conhecimento, busque o aprender, preste atenção nos seus PROFESSORES/PAIS/AVÓS/AMIGOS (independente da idade, algumas pessoas podem não ter tanta idade, mas parecem carregar experiências de milhares de vidas), pois alguns irão transmitir apenas os conteúdos, outros servirão de exemplo como pessoas, outros lhes servirão de mau exemplo. Vai ver que alguns são ranzinzas ou exigentes. Mas vai existir aquele que mudará algo dentro de você (de alguma maneira) por quem terá amor, gratidão e lembranças pelo resto de sua vida. Só você poderá ter a sensibilidade para perceber qual pessoa consegue lhe influenciar de uma forma boa, aquela que lhe transmite exemplos para a vida e se você fizer tudo direitinho aprenderá as lições para nunca mais esquecer e talvez um dia será também a pessoa que fará a diferença na vida de outra pessoa, mas para isso você precisa escolher por quais caminhos deseja trilhar, sabendo que irá cruzar com inúmeras pessoas, mas poucas serão exemplos a serem seguidos, você precisa saber escolher quais deixará que toquem em sua vida.

Seja grato (o) por sua vida e por tudo que aconteça nela e todas as pessoas que cruzaram/cruzam ou cruzarão seu caminho, o mais importante é a aprendizagem que tiramos dos nossos erros e os acertos depois destes é uma vitória inexplicável.
Se deu certo é uma vitória a ser comemorada, se deu errado é um aprendizado para que futuramente você possa tomar decisões mais acertadas.

Seja amigo (a) dos seus amigos, mesmo que por algum motivo estes tenham lhe faltado, o difícil nesta vida não é ter amigos e sim SER amigo, o que importa nesta vida é o que você FAZ e não o que os outros fazem para você. Não se esqueça que sua família é o primeiro exemplo de amizade que você tem, em quem mais você poderia confiar, contar sobre sua vida e conquistas, pedir colo quando seu mundo parece desmoronar, engana-se quem acha que deve procurar amizade fora de casa, os nossos primeiros amigos são nossos pais.

Manifeste seus sentimentos a quem quer que seja ou mereça, pois nunca se sabe quando poderá ocorrer outras oportunidades para isso, não deixe para depois, a vida pode não lhe dar essa chance.
Sei que muitas coisas preferimos guardar por medo do que os outros vão pensar, por medo de parecer bobo (a), mas tenho certeza que será muito pior vendo os anos passar e você com as palavras entaladas na garganta, pensando em como seria se você tivesse enfrentando a situação e falado tudo o que achava necessário. Também sei que muitas vezes por medo ou autoproteção acabamos nos calando, mas isso acaba nos corroendo um pouquinho a cada palavra que deixamos de falar, a cada dia que deixamos passar.

Seja solidário (o) o mínimo que você faz já o diferencia de muita gente e principalmente acredite que podes transformar a vida de qualquer pessoa (inclusive a sua) fazendo o bem. Muitas pessoas dizem que não ajudam os outros pq não podem fazer muito, mas esquecem que um pouco de exemplo pode ser tudo o que os outros precisam para também se solidarizarem.

Distribua sorrisos, abraços e palavras! 
Mais do que mudar o seu dia, talvez na sua simplicidade não compreendas o bem que fez ou fazes para alguém. Um sorriso, um abraço ou uma palavra amiga pode ser tudo o que uma pessoa que está passando por uma fase ruim precisa para ter forças para lutar e dar a volta por cima,

Seja feliz! Viva a sua vida! Procure ser uma pessoa melhor para seu próprio bem!
Seja um bom exemplo e jamais tente enganar a sua consciência.

Que 2014 seja repleto de Honestidade, Amizade, Solidariedade, Amor, Compaixão, Sensibilidade, Respeito e principalmente de caráter, é o que desejo para mim e para você que está lendo.

Mas e aí o que você deseja para 2014?

O que você espera encontrar nesse novo ano?

O que vai mudar?

Quem você vai ser?

Quais suas metas?

Compartilha comigo!




Um comentário:

  1. Vc como sempre falando tudo que eu penso e que não conseguiria expressar tão bem quando vc,que vc venha ter um excelente 2014 e que Deus de abençõe muito mocinha !!! ;)

    ResponderExcluir